POUSADA

Venha curtir essa maravilha!


Não deixe pra depois.
Marque agora seu passeio!

Itaparica, Bahia, Brasil!

 

Cenário e palco do romance Viva o Povo Brasileiro, do mais ilustre dos Itaparicanos, João Ubaldo Ribeiro, Itaparica tem vocação natural para o turismo. É banhada de sol, cercada de mar e recifes, com 28 quilômetros de praias, uma bela vegetação tropical e um rico patrimônio cultural e natural. É a maior entre as 45 ilhas que pontilham a Baía de Todos os Santos, com 246 km2 distribuídos em dois municípios: Itaparica (35km²) e Vera Cruz (211km²), cuja sede municipal é Mar Grande. Vista de Salvador, a Ilha faz parte da paisagem no horizonte e é um quebra-mar natural que abriga o interior da Baía.

 

Marina de Itaparica

 

Os Tupinambás, tribo de índios antropófagos, foram os primeiros habitantes. O nome Itaparica vem do tupi e significa "cerca feita de pedras", por causa dos arrecifes que contornam toda a costa da ilha. Uma segunda versão para o nome da ilha seria uma corruptela do chefe Tupinambá, Taparica, pai de Catarina Paraguaçu – primeira figura feminina brasileira a entrar para a história do Brasil.

 

O primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza, doou a ilha em sesmaria ao primeiro Conde de Castanheira, em 1552. O principal historiador da Ilha, Ubaldo Osório, conta que Itaparica foi a primeira localidade do Brasil a funcionar como destino turístico. Em 1553, 40 pessoas compuseram a comitiva de Tomé de Souza que visitou a Ilha.

 

Praia de Ponta de Areia

 

Durante a última invasão holandesa os invasores chegaram a construir um fortim em frente à praia, onde hoje fica um pier da Marinha. No mesmo local, tempos depois, foi construída a fortaleza de São Lourenço, símbolo de bravura dos itaparicanos nas lutas pela Independência da Bahia.

 

Em 1763, Itaparica é incorporada aos bens da Coroa e, em 1788, por causa do protesto dos herdeiros, a Ilha foi entregue à Marquesa de Nísia. O desenvolvimento econômico chegou a Itaparica com a plantação da cana-de-açúcar, trigo e criação de gado, ainda no século XVI. Depois veio a pesca da baleia em escala industrial - a maior atividade econômica nos séculos XVII e XVIII. Antigos sobrados hospedaram, em curtas temporadas, os imperadores brasileiros D. Pedro I e D. Pedro II.

 

 

Centro Histórico

 

A Fortaleza de São Lourenço, fica no extremo norte da Ilha, no local conhecido antigamente como Ponta da Baleia. Sua localização estratégica impedia o desembarque no único porto natural da Ilha, além de proteger e abrigar as embarcações que abasteciam a cidade através do Recôncavo ou da Barra do Jaguaripe. A primeira construção, holandesa, foi de 1647. Quando os invasores se retiraram para Recife arrasaram o forte que teve sua reconstrução iniciada em 1711; a Igreja de São Lourenço – padroeiro de Itaparica – e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento são do século XVIII e situam-se na Rua da Matriz. Ao lado, na Pracinha dos Tamarindeiros ou Largo da Quitanda, como era tradicionalmente conhecido, fica o sobrado Tenente João das Botas - figura de destaque na Batalha do Funil contra os portugueses - abriga, no térreo, o Centro Artesanal, que oferece o legítimo artesanato de búzios e conchas da Ilha. Mais adiante, na praça Nossa Senhora da Piedade, o sobrado Monsenhor Flaviano, do final do século XVIII, hospedou os imperadores D. João VI, em 1808, e D. Pedro II, em 1859.

 

Dica

Aproveite para andar a pé no Centro Histórico que tem ruas amplas e arborizadas.

 

Como chegar

Localizado no centro de Itaparica que fica a 9km do Terminal de Bom Despacho pelas BAs-001, 532 e 533; Ponte do Funil que, por sua vez, dá acesso à BR-101.

 

Fonte da Bica

 

É famosa por sua "água fina que faz velha virar menina". Foi construída em 1842 e oficializada como Estância Hidromineral em 1937, única do país à beira-mar. A água possui indiscutíveis propriedades medicinais em sua composição. Diurética e digestiva, a água é utilizada com sucesso nos distúrbios gastrointestinais, litíases renais e biliares, colites, angeo-colites e polinevrites. A nascente fica oculta no morro de Santo Antônio.

 

aceitamos:

Pousada Ponta de Areia

+55 71 3631-4367 / 8898-9370

Itaparica/Ba - Brasil

Mais Pousadas

Website Pousada Ponta de Areia - Desenvolvido por 4Work

Todo conteúdo deste site está protegido pela Lei dos Direitos Autorais.